Páginas

A Esclerodermia e a Pele

Introdução
Todas as pessoas com esclerodermia sofrem transformações na pele.  No entanto, a gravidade destes problemas varia de pessoa para pessoa.  Podem surgir os seguintes problemas:

- Espessamento da pele dos dedos das mãos, da cara e de outras zonas do corpo, podendo causar contraturas;

- Ulceração;

- Pele seca e irritada;

- Vasos sanguíneos interrompidos (telangiectasias).

- Calcinose (pequenas tumefações compostas por cálcio). Nesta brochura a nossa intenção é informar sobre tudo o que se pode fazer para minimizar estes problemas.


Espessamento da Pele
O espessamento da pele é um problema comum na esclerodermia. Há muitos medicamentos que podem ajudar a solucionar ou a minimizar este problema, mas deverá ser sempre um especialista a receitá-los. Estão sempre a ser produzidos novos medicamentos e espera-se que um dia se consiga encontrar uma cura para esta doença.

Para além dos medicamentos, também é importante fazer fisioterapia e exercício físico, para manter os movimentos da pele em torno das articulações. A parafina quente pode aliviar a rigidez das mãos e, desse modo, facilitar o exercício. Mergulhar os pés e as mãos em água morna com seis gotas de óleo de aromaterapia também pode ser útil.


Ulceração
É freqüente que as  pessoas  com  esclerodermia  desenvolvam úlceras. As úlceras são mais freqüentes nos dedos das mãos e dos pés. Também podem aparecer nas pernas quando se bate com elas em algum lado, daí que seja tão importante evitar ao máximo que nos magoemos. Também é importante usar calças e collants em vez de saias para diminuir o impacto caso se choque com alguma coisa.
Numa pessoa com esclerodermia as úlceras na perna demoram mais tempo a curar, já que a sua pele não é tão saudável. Caso surja uma úlcera, deve colocar-se ligaduras para a proteger. A quantidade de vezes que se muda de ligadura varia de pessoa para pessoa, mas na maioria dos casos, basta trocar a ligadura duas a três vezes por semana. As ligaduras ajudam a impedir a entrada de sujidade na ferida, assim como evitam uma inflamação.

Uma úlcera não deve ser mantida nem totalmente seca nem totalmente úmida. Daí que haja diversos tipos de ligadura que proporcionam o tipo de hidratação perfeita para cada um dos casos. A escolha do tipo de ligadura depende do tipo de úlcera. Na maioria dos casos das úlceras nos dedos das mãos e dos pés é apenas  necessária  uma  ligadura  seca.  A cura pode ser ajudada pelo estimular da circulação do sangue com vasodilata- dores orais ou intravenosos, ou inibidores da endotelina.  A forma intravenosa só está disponível em centros médicos especializados, mas já provou ter excelentes resultados nas úlceras mais complicadas dos dedos das mãos e pés.

Quando a úlcera infecta é necessário tomar antibióticos orais como a flucloxacilina. Os sinais de que a úlcera está inflamada são: aumento da dor, vermelhidão, cheiro intenso e pus. Quando se elimina a infecção, a recuperação é muito mais rápida. Há úlceras que podem desencadear eczema à volta, nesses casos pode ser necessário colocar uma pomada esteróide.

Secura, Eczema e Irritação
Muitas pessoas, e não só aquelas que sofrem de esclerodermia,
têm pele seca e irritada. Em termos gerais, pode afirmar-se que pele seca não é pele saudável. O uso regular de hidratantes pode ajudar a solucionar este problema. Todavia, estes não são tão eficazes como os ungüentos, já que estes últimos formam uma barreira oclusiva na pele e mantêm-na dentro do seu hidratante natural. Os ungüentos apresentam um aspecto gorduroso e não são tão fáceis de aplicar como os cremes. Cremes “gordos” oferecem o melhor dos dois mundos. Os produtos que contêm mais de 10% de uréia podem ser eficazes.

Emolientes de banho podem ser muito eficazes a manter a pele hidratada e calma, mas cuidado, pois normalmente o chão da banheira fica extremamente escorregadio. Assim que sair do banho seque-se bem e coloque sempre um hidratante.

Outro dos problemas das pessoas com esclerodermia é o prurido.  Se a  hidratação,  de  que  falamos  anteriormente, não ajudar,  é  necessário que  tome outras medidas.  Há muitos cremes que contêm ingredientes específicos para combater o prurido.  Paralelamente, pode tomar-se anti-histamínicos. Alguns destes podem provocar sonolência e tonturas, por isso evite conduzir após os ter tomado. No entanto, estes anti-histamínicos que causam uma certa sonolência são os mais eficazes a combater o prurido, por isso deve tomá-los à noite. Durante o dia pode tomar um que  não  lhe  provoque  sonolência.  Por vezes tem de se experimentar vários anti-histamínicos para ver qual o mais indicado para cada  caso.  Outro tratamento que se pode fazer é a terapia com luz ultravioleta, só disponível em clínicas dermatológicas. Não se aconselha o tratamento caseiro com luz ultravioleta, uma vez que deste modo não se consegue  controlar a dose a aplicar e pode  causar-se ainda mais danos à pele. Um tratamento de oito semanas costuma ser suficiente para diminuir a comichão, embora apenas temporariamente.

Telangiectasias
Estes pontos de dilatação anormal dos vasos sanguíneos podem acontecer na cara e nas mãos.   Compreensivelmente, muitos são os doentes  que querem   tratar esta situação.  Felizmente, hoje em dia há um tratamento com laser que é muito eficaz, embora provoque uma sensação ligeira de ardor na pele e deixe pequenas marcas que desaparecem sete a dez dias após o fim do tratamento. Normalmente, são necessários três a quatro tratamentos para que haja bons resultados. Na maioria das vezes este tratamento é feito por um dermatologista.
Uma outra alternativa é a maquilagem, que pode disfarçar as telangiectasias eficazmente.

Depósitos de Cálcio

Se os depósitos de cálcio não o incomodarem, o melhor é não fazer nada. No entanto, se lhe causarem desconforto ou se evoluírem para uma úlcera e infectarem, recomenda- se que faça uma pequena cirurgia para os remover. Infelizmente, não há nenhuma garantia  de  que  não  apareçam outra vez. Por vezes, pode acontecer que desapareçam por si só. A terapia com parafina ajuda a que isto suceda.

Em conclusão, problemas de pele são comuns na esclerodermia, mas há muitas soluções simples e práticas para solucioná-los.
 
Uma atitude positiva pode ajudar!
Como em todos os tipos de doença, uma atitude positiva pode ajudar. Existem profissionais de saúde (medicação e apoio psicológico) e voluntários (outros doentes com quem falar) que lhe poderão prestar ajuda. Um melhor entendi- mento dos problemas psicológicos e físicos causados pela doença por parte da família e dos amigos pode ser conseguido através de diálogo franco. Com freqüência, esta atitude poderá ajudá-los a ajudá-lo a si quando mais precisar.

Em certa medida, a doença pode  mudar a  sua  aparência, mas não deve alterar a sua forma de ser.
Se os depósitos de cálcio não o incomodarem, o melhor é não fazer nada. No entanto, se lhe causarem desconforto ou se evoluírem para uma úlcera e infectarem, recomenda- se que faça uma pequena cirurgia para os remover. Infelizmente, não há nenhuma garantia  de  que  não  apareçam outra vez. Por vezes, pode acontecer que desapareçam por si só. A terapia com parafina ajuda a que isto suceda.

Em conclusão, problemas de pele são comuns na esclerodermia, mas há muitas soluções simples e práticas para solucioná-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário