Páginas

Esclerodermia - O Aparelho Gastrointestinal

O Aparelho Gastrointestinal




 
1) Esôfago
2) Abdômen
3) Estômago
4) Válvula para o estômago
5) Piloro
6) Intestino delgado
7) Duodeno
8) Jejuno
9) Íleo
10) Válvula que separa o intestino delgado do grosso
11) Intestino grosso




Introdução
O aparelho digestivo começa na boca e termina no ânus. A sua função é extrair os nutrientes úteis da comida que inge- rimos e eliminar, nas fezes, o que não é necessário. As contrações dos músculos ao longo do sistema digestivo fazem com que a comida avance ao longo das quatro seões deste sistema. Este processo é chamado de peristaltismo. No caso das pessoas com esclerodermia, o espessamento das paredes provoca falhas neste processo.

Esôfago
O esôfago é um tubo muscular que vai da faringe ao estômago e está comprometido na maioria das pessoas com esclerodermia. Normalmente sucede que haja problemas a engolir ou que haja azia ou pirose.

Muitas das vezes, a dificuldade em engolir é provocada por um problema mecânico no tubo muscular que está mais espesso do que o normal. A azia e a acidez na boca devem- se ao ácido que sobe pelo esôfago vindo do estômago. Isto provoca irritação nos tecidos e pode mesmo vir a causar uma úlcera.

Exames Médicos
Para diagnosticar estes problemas, os médicos costumam fazer uma endoscopia. A endoscopia é um exame das estruturas internas (desde o esôfago até ao estômago), usando um tubo de observação de fibra óptica, isto é, um endoscó- pio. Este exame, que permite observar diretamente a parte final do esôfago, não é doloroso e o doente pode estar sedado enquanto o faz.
Podem ser realizados outros exames, como uma radiografia do esôfago após a ingestão de uma papa de bário. Ocasionalmente, podem ser usados uns balões especiais para medir o movimento do esôfago. É freqüente que os doentes necessitem de uma “cintigrafia esofágica” o que envolve pequenas doses de radiação que são usadas para avaliar a velocidade do movimento da comida pelo esôfago abaixo.

Tratamento
Podem ser feitos muitos tratamentos e muitos deles são eficazes. Todavia, conselhos práticos simples, como elevar acabeça quando se está deitado, podem causar alívio imediato. Os antiácidos podem igualmente ajudar a diminuir os sintomas. Outros medicamentos, como o omeprazol, o lanzoprazol e outros fármacos deste grupo diminuem a produção de ácido pelo estômago. Pode ser necessário fazer um tratamento intermitente ou a longo prazo.

O Estômago e o Intestino Delgado.
Muito raramente o estômago é afetado com gravidade na esclerodermia. O principal problema costuma ser o estômago cheio  após as refeições, em conseqüência da dificuldade  em esvaziar o conteúdo do estômago  para o intestino  delgado. Muito raramente acontece que haja hemorragia nas paredes do estômago provocada por vasos sanguíneos dilatados. Caso isto suceda, pode tratar-se com laser. Este problema é correntemente chamado de “estômago de melancia” porque a aparência do estômago na gastroscopia é semelhante à  da  pele  de uma melancia.

O intestino delgado é a parte do corpo que absorve a comida que foi digerida. Pode acontecer que, na eventualidade de problemas, haja uma absorção deficiente dos alimentos ou que ocorra mesmo uma infecção. Caso os nutrientes não sejam absorvidos, a pessoa poderá ter diarréia ou alterações no sangue (anemia) e nos ossos (osteoporose).

Exames Médicos
Podem ser feitas uma endoscopia ou uma refeição de papa de bário. A presença de bactérias no intestino delgado pode ser medida através de um teste respiratório.

Tratamento
O tratamento implica tomar antibióticos para combater as infecções. Também podem ser necessários suplementos alimentares.

O Intestino Grosso
A principal função do cólon é reabsorver a água e os sais que foram segregados pelo resto do aparelho digestivo, o que vai contribuir para a formação de fezes no cólon e no reto. Se houver problemas, pode ocorrer obstipação ou diarréia.

Exames
Pode ser feita uma endoscopia especial para observar o intestino grosso. Também pode ser usado bário em enema (clister) antes de se fazerem as radiografias.

Tratamento
Soluções simples como uma bebida com fibras podem ser muito eficazes. Por vezes, estas não são suficientes e é necessário tomar medidas mais extremas, nomeadamente, quando o doente não consegue comer adequadamente pela boca. Aí é preciso, temporariamente, que o doente seja alimentado intravenosamente ou através de um tubo.


Uma atitude positiva pode ajudar!
Como em todos os tipos de doença, uma atitude positiva pode ajudar. Existem profissionais de saúde (medicação e apoio psicológico) e voluntários (outros doentes com quem falar) que lhe poderão prestar ajuda. Um melhor entendimento dos problemas psicológicos e físicos causados pela doença por parte da família e dos amigos pode ser conseguido através de diálogo franco.Com freqüência, esta atitude poderá ajudá-los a ajudá-lo a si quando mais precisar.

Em certa medida, a doença pode mudar a sua aparência, mas não deve alterar a sua forma de ser.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de conhecer sobre a esclerodermia, não conhecia essa doenca ainda.

    ResponderExcluir